Lei número 13.451

“Pela nova lei, as multas também poderão ser aplicadas mesmo que não seja encontrado um fumante em ação. Basta vestígios de que se fumou por ali, como bitucas e cinzeiros.”

Não sei qual o maior absurdo da lei antifumo. Realmente não consigo me decidir o que está mais errado ali.  Se é o meu medo em, de repente, fumar em um lugar público, ou esquecer a lei e ascender um cigarro depois da refeição.

A primeira opção. Você realmente se importa em reparar se o lugar é público ou não? O imenso jardim que circunda o meu condominio é publico? Não é? Se a lei fosse aplicada aqui, eu poderia fumar sentada na grama do lugar onde eu moro com mais … muitas pessoas?

A segunda. As pessoas – nas hipotéticas mesas vizinhas – estariam loucas para fumar também, encarariam seu cigarro com inveja e preocupação, talvez, também,  uma ponta de orgulho. “Veja, ela quebrou a lei anti-tabaco”.

Não faz sentido que o cigarro seja proibido em casas noturnas. É pra isso que elas existem. Com 16, a unica maneira de fumar era sair de casa, mas na rua era muito arriscado trambar com alguém, poranto nos bares fechados aproveitava ao maximo para gastar alguns daqueles vinte marlboros.

Por sorte, estou longe de São Paulo, mas moro em uma cidade que preza muito por essa imagem de saúde e colaboração-comum para o bem-estar. Não vai demorar muito até que fumar em lugares de circulação seja um ato fora da lei.

Advertisements

5 comments

  1. Paulo

    O autor, como a grande parte dos fumantes, está com a visão um pouco distorcida…quem sabe se por um egocentrismo exacerbado ou simplesmente pela fumaça que produzem com a frequência de uma Maria fumaça a todo vapor!? Posso garantir que a grande maiorias pessoas –”nas hipotéticas mesas vizinhas” estão loucas para que o seu cigarro desintegre, uma vez que gostariam apenas de uma refeição ou até mesmo um chopp (pq não?) livre dos produtores de fumaça tóxica e fedorenta!
    Não faz sentido que o cigarro NÃO seja proibido em casas noturnas, bares e qualquer lugar público. Por qual motivo os não fumantes devem ser submetidos a esse mal? Por simples capricho dos viciados?? É triste perceber o quanto os valores estão distorcidos atualmente. Enfim, devemos concordar que, com 16 anos, a ÚLTIMA coisa que se deve fazer é se “enfiar” em casa noturnas para “gastar alguns daqueles vinte marlboros”.
    Por sorte você está longe de São Paulo…resta saber…sorte de quem??
    SOU A FAVOR DA NOVA LEI E SEREI UM FISCAL BASTANTE EMPENHADO! MULTA NELES!!!

  2. Você tem filhos, não é, Paulo?

  3. Pina

    Daqui a pouco vão proibir o uso de alfinete em fraldas…

  4. O problema não é a defesa do direito dos não fumantes, mas sim a imposição de um comportamento. Se o cara quiser abrir um bar exclusivo para fumantes, não pode. Isso chama-se autoritarismo. O resto é puro disfarce… Quem está comemorando deveria pensar duas vezes e apostar em uma sociedade democrática… com fumantes, não fumantes e outros tipos tais…

  5. Paulo

    Inicialmente, não, Não tenho filhos. E qso os tiver espero que NÃO sejam fumantes e NÃO sejam obrigados a ficar expostos a essa fumaça produzida por eles. Se, por infelicidade ele(a) for fumante, espero que seja do tipo que RESPEITA a saúde dos não viciados. Segundo: QUEM ainda usa alfinete em fraldas???
    Por fim (aos fumantes de plantão): Estou sim comemorando horrores e tenho certeza que a lei vai pegar (já pegou). Além de ser ULTRA fora de moda fumar, as pessoas estão cada vez mais conscientes de suas responsabilidades em preservar e ter respeito pela sua saúde e a do próximo! Com relação à “sociedade democrática”: não me diga que democrático é OBRIGAR uma população inteira a ficar exposta aos maus do cigarro??? Está me parecendo anarquia! Veja bem: não é proibido fumar no mundo…ou que seja, em SP, apenas é proibido a intoxicação compulsória dos seres humanos que prezam pela sua saúde! Continuo na ativa…MULTA NELES!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: