Quando eu li o que a Ieda falava sobre Gente-que-Faz,

“Algumas pessoas são “gente que faz”. Todo mundo faz alguma coisa, mas essa gente não faz o que a gente faz – tipo, omelete – mas eles fazem coisas”

, fiquei intrigada, pois, nunca – jamais – pensei que seria Gente-que-Faz, ainda que, de repente, larguei a faculdadepela metade,  dei a desculpa de que queria ficar livre do ambiente familiar e de estar cansada da companhia das pessoas e fui embora da cidade. Agora, moro sozinha, eu e meu gato, in fact. O que eu, realmente, quis – e ainda quero!!! – é selecionar pessoas para viver ao meu redor. E pode parecer terrivel que, da minha parte, por hora, meus familiares não façam parte dessa lista. Adoro minha avó, mas ela não sabe diferenciar o gostar e o querer, portanto, me irrita!!!

Enfim, eu me senti dentro da Gente-que-Faz por alguns segundos. Até que … tchan-nâ … escutei uma voz no outro cômodo. Aí a ficha caiu, nunca seremos Gente-que-faz sem o capital. Se tivesse  meu próprio salário, meu emprego e meu dinheiro garantido, poderia inventar alguma desculpa pra que as visitas da minha mãe fossem de seis em seis meses – no mínimo – sem a consciência pesada de que o omelete que eu faço  é pago por outrem. Penso que esse é um tempo considerável de acumulo de saudade, enquanto isso eu poderia dar desculpas, aquelas do tipo: Er, não sei, muito trabalho e tenho que ir pra cidade vizinha dar aula. Ou, Puxa vida, justo esse fim de semana que as minhas amigas também vêm pra passear? Seria fantastic sentir saudade, queria reavivar esse sentimento, mas nada acontece que eu possa senti-lo.

Nem mesmo meu namorado! Que ficou fora uma semana e a saudade foi aquela saudade ‘normal’, gostosa, mas normal. Não aquela saudade, de outros tempos, que eu sentia quando morávamos 300km distantes um do outro. Com minha mãe não acontece o mesmo, na verdade, nem me lembro de acontecer. São 300km e 20 dias distantes, mas ainda assim não sinto a sensação gostosa de abraçar alguém que até  dois segundos atrás a presença fazia imensa falta.

Leave a Reply

