Desisto do teatro (2008)

O Fenata, festival de teatro de Ponta Grossa, não consegue alcançar o Filo em termos de qualidade. No entanto, no primeio dia de Festival, o reitor da UEPG,  um dos  organizadores do Festival, a RodoNorte e a Caixa Econômica falaram e levantaram o número exorbitante de investimentos que  – acreditem! – seria suficiente para termos coquetéis grátis todos os dias do festival. Fiz as contas durante a peça.

Mesmo com este montante em caixa, o festival continua com aquela simplicidade do interior, acanhado e tradicional. Pode ser engano, mas a primeira peça, aparenta sempre estar marcada mais pela peculiaridade do local de origem, do que pelo o seu roteiro. Neste ano, os organizadores resolveram que Uberlândia MG seria mais interessante para a abertura nesta 36ª edição. Chegaram, então, com a companhia Uberlandense Trupe de Truões e a peça “A Maldição do Vale Negro”

O problema, realmente, foi a tentativa frustrada de fazer ‘graça’. Humor é para poucos. Porém, é preciso fazer elogios esparsos para algumas atuações. No geral foi construída uma peça tão sem emoções, sem graça e sem tesão, que a esposa do Reitor na poltrona ao meu lado bocejava, enquanto ele próprio atendia o celular.

Arrependi-me até o fim do fio de cabelo de sentar na primeira fila para assistir à uma história de princesa donzela casta que vive alheia à maldade do tio. Este aprisiona a mãe da pobre em uma caverna no Vale Negro. E, no final, satiricamente, tudo fica bem, muito bem. Bem demais! Eu já vi este ‘filme’ em Shrek, Branca de Neve e Bela Adormecida, nos meus idos tempos de contos de fadas e, sinceramente, para refazer esta peça basta juntar tudo, chacolhar e despejá-los no palco salpicando poeira por cima.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: